O Diagnóstico pela Língua na Medicina Tradicional Chinesa





A inspeção da língua, um dos métodos de avaliação da acupuntura, a língua é um músculo não revestido pela pela, permitindo a observação de características. Nelas observamos alterações da cor, da forma e da saburra lingual e especificidades como rachaduras ou petéquias.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o diagnóstico das patologias pelo exame da língua tem papel importante, pois se emprega o mesmo princípio geral no qual a língua reflete a condição de diferentes órgãos. A observação da língua é um pilar do diagnóstico, uma vez que proporciona indícios claramente visíveis da desarmonia do paciente. O diagnóstico de língua é de uma segurança notável: sempre que existirem manifestações conflitantes em uma condição complicada, a língua quase sempre reflete o padrão básico e subjacente. 

Uma língua saudável é rosada, tem uma forma proporcional à boca, e tem um revestimento branco fino. 


Para a adequada observação da língua pede-se aos pacientes que não escovem a saburra pois ela pode nos fornecer muitas informações. Também se pede para que não sejam ingeridos imediatamente antes da consulta alimentos muito frios ou quentes, corantes, enfim, nada que venha influenciar esta característica. 

forma e o tamanho da língua são observados para analisar a quantidade de líquido circulante no corpo. Por exemplo, uma língua pequena e fina, pode indicar uma umidade adequada no corpo. Em comparação com uma língua inchada, grande, com recuos na borda, pode indicar que os líquidos não circulam com facilidade.

O corpo ou cor da língua deve ser róseo e com aparência viva. A coloração pode variar de pessoa para pessoa, mas combinada com outras informações e com a observação de pulso, pode ser um bom indicador do que pode estar acontecendo dentro do organismo.

A língua tem uma capa/saburra grossa ou fino? Depende de alguns fatores e mudanças que podem ocorrer no corpo da língua. Normalmente o revestimento é fino. A consistência dessa saburra indica também a condição dos líquidos circulantes em geral. Um revestimento seco indica secura interna ou calor intenso.  A falta de revestimento pode indicar calor intenso ou secura interna.. A camada branca fina é normal. Saburra amarela é sinal de calor. Por exemplo, alguns pontos avermelhados na língua podem indicar sinais de calor interno.  Típico de quando a garganta irrita, existe tosse e febre  Quanto mais vermelha, maior o calor interno

Alguns sinais podem ser permamentes, fontes, cicatrizes, de algum período em que o paciente esteve muito doente.

A observação da língua não oferecem informação suficientemente rica para se definir um diagnóstico correto, não permitem definir tratamentos, uma vez que é necessário cruzar informações complexas de todos os sistemas do corpo para entender o paciente de forma ampla e integrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astrologia Chinesa: 2018 O Ano do Cachorro de Terra

O Relógio Cósmico

Saúde para todos pela MTC