Ciclos Fisiológicos - Horários - Parte 3 - Estômago e Baço

07:00 - 11:00 ESTÔMAGO E BAÇO 
ENERGIA PARA UM NOVO DIA



O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia (7:00 - 9:00)​, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã. 

Na MTC  o Baço é o principal órgão da digestão, extrai da comida e dos fluidos a parte que se destina a formação do Chi (energia vital). Se estiver deficiente você encontra sangue nas fezes, na urina, no vômito, provavelmente terá problemas musculares como espasmos ou fraqueza.
O Pâncreas que produz e libera hormônios  para a corrente sanguínea, e suco digestivos para o duodeno, tem seu funcionamento  afetado junto com o Baço pelo excesso de preocupação, prejudicando a absorção de glicose e a eficiência digestiva e absortiva de nutrientes.
O sistema energético Baço/Pâncreas (BP) move o chi para cima, transportando o que foi transformado na digestão. Ele governa o sangue, da força e vivacidade aos músculos de todo o corpo incluindo os das artérias, nos assegura o paladar e é o mantenedor de nossos pensamentos.

Se você não tiver feito um bom café da manhã, o baço é incapaz de fazer o seu trabalho bem e você pode ter a energia reduzida. Mas ainda há tempo: este horário (9:00 - 11:00)​ ainda é indicado para o café da manhã. 

Nesse horário o corpo tem capacidade de transformar melhor os alimentos, assim mesmo um alimento mais pesado pode se transformar em energia. Mais tarde o corpo pedirá descanso e esses alimentos podem ser simplesmente armanezado como gordura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astrologia Chinesa: 2018 O Ano do Cachorro de Terra

O Relógio Cósmico