Ciclos Fisiológicos - Horários - Parte 2 - Pulmão e Intestino Grosso

03:00 - 05:00 Pulmão 
RESPIRAR E MEDITAR 



Segundo a tradição chinesa, os pulmões governam o Chi exatamente porque são eles quem governam a respiração. esta por sua vez é quem traz para o meio interno o Chi do Ar através da inspiração, num movimento descendente, já a expiração dispersa o ar impuro por um movimento ascendente.
O Chi do Ar tem que chegar a todo o corpo, e isso acontece pelo sangue, ou seja o Chi do Ar está diretamente relacionado ao Chi do Sangue, se houver desarmonia nos pulmões, o Chi pode estagnar ou ainda tornar-se deficiente em qualquer parte do corpo.
Ainda segundo a tradição chinesa os pulmões são responsáveis por mover e ajustar os canais de água. Eles movem a água da mesma forma que movimentam o Chi. Com o movimento descendente liquefazem o vapor de água encaminhando o para os rins. No movimento ascendente fazem o vapor circular e penetrar no corpo pelos poros da pele.
Fica fácil entender agora que problemas ou desarmonias na função descendente dos pulmões podem gerar edemas na parte superior do corpo. E problemas na função ascendente causam desarmonias na transpiração.
Existe também um fator desencadeante de desarmoniasnos pulmões e suas funcionalidades, esse fator é a Tristeza, essa emoção ataca diretamente os pulmões e não raro é encontrar pessoas por aí sofrendo de depressão e tendo crises respiratórias ou pneumonias persistentes.
Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda. 

Ataques de Asma ou Tosse em resfriados mais severos que atingem o Pulmão frequentemente tem seus picos nesse horário.


05:00 - 07:00 INTESTINO GROSSO 

ELIMINAR O EXCESSO 



Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. 

Nesta hora é ótimo beber água morna. Muitas vezes ela facilita esse processo de eliminação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astrologia Chinesa: 2018 O Ano do Cachorro de Terra

O Relógio Cósmico