Alimentação Saudável pela MTC

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa obtemos nosso Qi (Energia) a partir de duas fontes:
  • Ar  (Os chineses contam com diversas técnicas de captação de energia chamados Chi Kung)
  • Alimentos






É comum nosso corpo “pedir” certo tipo de alimento em alguma fase. Quem nunca sentiu vontade de um chocolate após um esforço intelectual extremo? Ou teve desejo de espinafre ou feijão antes da menstruação? Ou quis comer muita massa antes de ficar gripado? Ou num dia quente de verão fica muito feliz com um suco de melancia com hortelã?
Para a medicina tradicional chinesa esses excessos pontuais são uma tentativa do corpo voltar ao seu equilíbrio, pois uma alimentação saudável é uma alimentação variada, que conta com os 5 sabores e as 5 cores, cada um deles relacionados com um dos nossos sistemas vitais e suas variadas funções.
Amarelo - Doce - Baço
São abundantes fontes de energia, porém, são fontes pobres de informações. A energia dos alimentos é quantificada pela medida de calorias que contém. Alimentos ricos em calorias contém carboidratos, proteínas e gorduras.Exemplos são abóbora, milho, batata, batata doce. Incluem o leite e seus derivados, nozes, tofu, massas, cereais, legumes e hortaliças ricas em amido, frutas doces, azeite, óleos e todos os produtos de origem animal.
Vermelho - Amargo - Coração
Exemplos de alimentos vermelhos: Morangos, pimentões vermelhos, tomates, melancia, beterraba.
O amargo é o sabor de verduras e legumes verdes e amarelos. Contém fitonutrientes ou fitoquímicos que combatem doenças, fortalecem o sistema imunológico e promovem o crescimento, tais como flavonóides, polifenóis e terpenos. Estimulam a digestão e são desintoxicantes.
Exemplos de alimentos amargos: brócolis, acelga, berinjela, espinafre, abobrinha verde, verduras de folhas abundantes e bem verdes e também endro, sálvia e camomila.
Branco - Picante - Pulmão
Exemplos de alimentos brancos: Aveia, nabo (preferencialmente cozido), amêndoa.
São temperos fortes ou apimentados. Resultam de óleos essenciais que estimulam as membranas mucosas. São antioxidantes. Estimulam a digestão, diminuem a náusea, limpam e descongestionam o sinus e o trato respiratório, são um pouco laxativos.
Exemplos de alimentos picantes: cebolas, alho-poró, alho, chalotas, cebolinhas verdes, rabanetes, pimentas e pimentões, cravo, canela, pimenta do reino, tomilho, orégano, alecrim, manjericão, noz moscada, raíz de gengibre.
Preto - Salgado - Rim
Considerados pretos os alimentos azul, índigo e violeta como mirtilos, berinjela, amoras pretas, ameixas frescas e secas, feijão preto, uvas, couve galega, repolho crespo, batata roxa, manjericão roxo, algas nori.
É o sabor do oceano. O organismo precisa de uma quantidade diária de cloreto de sódio. O sal de mesa deve ser consumido com moderação. O sabor salgado está presente no molho de soja, nos frutos do mar e nos produtos feitos com algas marinhas.
Verde - Ácido - Fígado
Exemplos de alimentos verdes: Brócolis, abobrinha verde, espinafre, ervilha e vagens verdes.
Característico dos ácidos orgânicos, como, por exemplo, o ácido cítrico e o ascórbico, encontrados em frutas cítricas e tomates, o ácido láctico, encontrado no queijo e no iogurte e o ácido acético, presente em picles e molhos da salada. Eles facilitam a digestão, estimulam o apetite e auxiliam o mover dos alimentos pelo trato digestivo.
Exemplos de frutas: maçãs, damascos, uvas, ameixas e abacaxis. Elas fornecem vitamina C e flavonóides, necessários para o desenvolvimento saudável das células e para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Ácidos graxos ômega 3 e 6 são indicados para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico. Ácidos graxos ômega 6 são encontrados nos óleos extraídos de sementes e nozes, tais como: amêndoas, milho, açafrão, gergelim, girassol, nozes. Ácidos graxos ômega 3 são encontrados nos óleos de semente de linhaça, canola e soja e nos óleos de peixe. Grande parte do Ômega 3 se encontra na cabeça do peixe e não no corpo.
Antes de abrir a geladeira para petiscar alguma coisa, tente pensar e sentir o que seu corpo necessita. Qual o sabor seu corpo está sentindo falta? Qual a cor vc quer comer?
Precisando de uma orientação mais profunda, entre em contato com a Dietoterapia Orientao por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Workshop de Introdução ao Feng Shui

Ciclos Fisiológicos - Horários - Parte 3 - Estômago e Baço